SER AMIGO DE JESUS, UM GRANDE PRIVILÉGIO

João 15: 9-19

Introdução
               Enquanto Jesus viveu aqui na terra como homem, ele teve amigos bem chegados. Entre os discípulos ele escolheu 12 para estar mais próximo Dele. Entre os 12 apóstolos havia três que conviviam mais perto de Jesus, era Pedro, Tiago e João.
Mas, havia ainda outras pessoas com quem Jesus tinha laços de estreita amizade como Lazaro e suas irmãs Marta e Maria, como diz no evangelho de João: “Jesus amava a Marta e a sua irmã e a Lázaro” (Jo.11:5).
               Na sua ultima reunião particular com os apóstolos antes de morrer, ele os chamou de amigos. Ele escolheu um momento bem peculiar para fazer esta declaração: a ceia. Foi em volta de uma mesa, enquanto comiam a última páscoa, que Jesus chamou os apóstolos que estavam com ele de seus amigos.
               A palavra “amigo” significa um “amigo na corte”, descreve o circulo mais intimo ao redor de um rei.
               Hoje, também podemos ser chamados de amigos de Jesus. Que privilégio! Assim como Abraão foi chamado amigo de Deus, somos chamados de amigos de Deus, amigos de Jesus.
               Você é amigo de Jesus? Tem desfrutado de uma amizade pessoal e verdadeira com Cristo?
               Mas, para ser amigo de Jesus é necessário que haja certas condições vivenciadas por nós. Não basta apenas querer ser um amigo de Jesus, mas aceitar as condições para tê-lo como amigo verdadeiro.
Quais as condições para ser amigo de Jesus?

1.       Ser escolhido por ele (v.16)
É o próprio Senhor Jesus quem escolhe seus amigos e não estes a Ele. O texto fala da graça salvadora, da eleição soberana de Deus através de Jesus. Isto significa que só os que salvos podem ser amigos de Jesus.
Por que só os salvos podem ser amigos de Jesus? Por causa do pecado, a humanidade se constituiu inimiga de Deus. Houve separação entre o homem e Deus (Rm.3:23) a partir do pecado a condição do pecador é de separação de Deus. Veja o que a bíblia diz sobre essa condição do pecador que ainda não conheceu o verdadeiro Salvador:
“Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo”. (Efésios 2:12)
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm.5:1)
“Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. (Romanos 5:10)
Portanto, para ser amigo de Jesus, primeiro deve haver a reconciliação com Deus. É necessário nascer de novo, beber da água da vida, comer do pão da vida, ter a luz da vida, entrar pela porta estreita da salvação, ser ovelha do Bom Pastor, seguir o caminho estreito da salvação e está na videira verdadeira. Enfim, crer que Jesus é o Filho de Deus, o Messias Cristo, recebendo-o como único e suficiente Salvador dos nossos pecados.

2.      Amar (vs. 12-13)
João foi conhecido como o “apostolo amado” e que mais escreveu sobre o amor. Tanto o amor de Deus ou Jesus por nós, como, também o amor ao próximo.
“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (João 13:1)
Assim foi como Jesus nos amou, até o fim. E assim é como ele nos manda amar uns aos outros.
“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:34-35)
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a vida pelos seus amigos” (Jo.15:12-13)
“Quem não ama não é nascido de Deus” (I Jo. 4:7)
“Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão” (1 Jo.3:10)
”Aquele que não ama não conhece a Deus, porquê Deus é amor” (1 Jo. 4:8)
“Não devemos ficar satisfeitos com nada que seja inferior a este amor. O crente que não ama está desqualificada para o reino celestial”.
3.       Obedecer aos seus mandamentos (v. 10)
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Jo. 15: 14)
               Os amigos do rei desfrutavam da intimidade com o monarca e conheciam seus segredos, mas também eram seus súditos e deveriam obedecer as suas ordens. Não faziam parte do circulo mais íntimo para se promoverem, mas para servir ao rei.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (João 15:10).
Jesus não se agrada quando nossa obediência é apenas servil. Obediência é uma expressão do nosso amor por Jesus. Não tem como desvincular amor e obediência.
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:2-3)
Ser amigo de Jesus é um grande privilégio, mas também uma enorme responsabilidade. “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”.
4.       Ser inimigo do mundo (18-19)
O mundo sempre irá odiar quem é amigo de Deus e vice versa. Não há comunhão entre trevas e luz.
“Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:19)
“Adúlteros, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus” (Tg.4:4).
Quando fomos eleitos, fomos tirados do mundo. Lá não é mais nosso lugar. Não amamos mais o mundo, nem o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. 
“Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele” (I Jo.2:15)
CONCLUSÃO
1.      Como temos vivido diante de tão grande privilégio? Temos amado a Deus, ao próximo e aborrecido as demais coisas por causa de Jesus?
2.      Como está nossa intimidade com Jesus? Como amigos da corte, íntimos do rei, temos desfrutado dessa amizade para crescermos no conhecimento de Deus?
3.      Temos tido uma vida de oração, leitura da Sua Palavra e adoração condizentes com quem goza desse privilégio de ser amigo de Jesus?

Nenhum comentário: